Como evitar a obesidade mórbida

 

Hoje em dia temos muitas coisas que facilitam o nosso dia, que nos fazem economizar muito tempo em nosso cotidiano agitado. Mas com essa mudança de hábitos, como trabalhar muito tempo sentado ou comer em fast-foods, existe uma tendência das pessoas se tornarem obesas. E a obesidade mórbida é o extremo desses hábitos ruins que estamos tendo.

 

Mas como evitar a obesidade mórbida?

A primeira coisa é avaliar o seu IMC (Índice de Massa Corporal). E para isso você deve dividir o seu peso pelo quadrado da sua altura. Por exemplo, se você tem 1,70 metro e pesa 70 quilos, seu IMC é igual a 24,22.

O que isso significa?

Faça as contas e depois veja o resultado conforme os dados abaixo:

  • Inferior a 18,5: peso abaixo do ideal
  • De 18,6 a 24,9: peso normal
  • De 25 a 29,9: sobrepeso
  • De 30 a 34,9: excesso de peso ou obesidade de grau 1
  • De 35 a 39,9: muito alto ou obesidade de grau 2
  • Igual ou maior que 40: Grave excesso de peso ou obesidade mórbida

 

Circunferência abdominal

Outro passo importante e verificar a sua circunferência abdominal. Utilize uma fita métrica, fique de pé e solte totalmente o ar dos seus pulmões. Faça a medição na altura do seu umbigo.

O ideal é que o valor seja de até 88 centímetros para mulheres e de até 102 centímetros para os homens.

Quando uma pessoa está acima destes valores é possível que venha a apresentar problemas no seu metabolismo, tais como o desenvolvimento de diabetes ou problemas cardiovasculares.

 

Como controlar o peso?

Uma das melhores formas para evitar a obesidade mórbida é ter um controle balanceado entre as calorias que você consome e que gasta. Sendo que estas devem estar próximas para que você mantenha o seu peso, ou o que gasta deve ser menor que aquilo que você come, caso você precise emagrecer.

Quando você consome mais calorias do que consome naturalmente o seu peso irá aumentar e a pior consequência disso é que essas calorias que você não queima, irão se acumular como gordura no seu corpo.

Então controle o que você come, reduzindo as porções, as gorduras, o sal, o açúcar e a quantidade de carne. Nessa última, procure trocar a carne vermelha por carnes brancas, como frango ou peixes, em porções diárias de cerca de 100g. E aumente o gasto de calorias praticando exercícios.

 

Fatos que ajudam a evitar a obesidade mórbida

  • Ler as informações nutricionais das embalagens dos alimentos, para conhecer melhor tudo que você consome e também para selecioná-los melhor.
  • Evite os alimentos com muita gordura ou com muito açúcar, pois esses normalmente são os que possuem mais calorias. Por exemplo, os alimentos embutidos, pratos pré-cozidos, frituras, sobremesas e sorvetes.
  • Evite os refrigerantes, eles não contribuem com as necessidades do seu corpo e possuem muito açúcar.
  • Frutas, verduras e legumes, além de serem altamente nutritivos, pois possuem minerais e vitaminas, são pouco calóricos. Inclua as saladas em todas as suas refeições e coma bastante frutas.
  • Ao consumir carboidratos, prefira consumir carboidratos complexos como, batata doce, abóbora, aveia entre outtros.
  • Tenha horários para comer e evite comer fora destes horários.
  • Diminua o consumo de álcool, pois possui muita caloria.
Como sugestão para ajudar em seu emagrecimento saudável use o CAFÉ MARITA VERSÃO 3.0 associado ao CAFÉ MARITA VERDE.

Assista aos vídeos

 

Você Conhece o Café Marita?

 

Café Marita Versão 3.0  X  Café Marita Verde

Venha Fazer Parte da Família Marita!

 

Compartilhe